sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia 11 - Praga

O dia voltou a começar bastante cedo novamente (depois das manhãs a dormir em Krumlov) e, por volta das 8h30 da manhã, já estávamos a tomar o pequeno-almoço na hostel, que custava 100 coroas (3,50€)...

Depois, apanhámos o eléctrico e dedicámos a manhã toda ao bairro judeu (Josefov), onde visitámos várias sinagogas (Pinkas, Klaus, Staronová e a de Jerusalém) e o cemitério judeu...

A entrada para todas as visitas custava 320 coroas (12€), preço de estudante e é uma das coisas a não perder em Praga!

Depois de pararmos para almoçar num KFC, fomos até Stare Mesto (a parte antiga da cidade), para vermos a praça principal, com a Igreja de Nossa Senhora diante de Tyn, o Orloj (relógio astronómico medieval situado na antiga Câmara Municipal), a Igreja de S. Nicolau e a Torre da Pólvora...

Depois, fomos a pé até a Nove Mesto (a parte nova da cidade), onde subimos a Praça S. Venceslau (com a sua estátua equestre) e onde vimos um pequeno memorial a Jan Palach, jovem checo que se imolou como forma de protesto, durante a Primavera de Praga e o Muzeum (Museu Nacional)...

Pretendíamos voltar para perto do Orloj, de forma a ver a animação que acontece quando o relógio marca horas certas... Tentámos chegar lá às 15h, mas atrasamo-nos no caminho e chegámos tarde. Isto obrigou a que nos sentássemos num café mesmo em frente ao relógio, à espera das 16h - onde bebemos um chocolate quente que custou 10€!!! (e de onde fomos, depois, "convidados" a sair, pois estávamos há muito tempo sem consumir)... A hora lá chegou e pudemos testemunhar os bonecos do relógio a movimentarem-se (tal como as dezenas de turistas que se aproximavam do relógio para conseguirem tirar uma foto ou filmar)...

Depois, fomos dar mais uma volta por aquela zona, conhecer melhor as ruas de Praga e descobrir os seus encantos... e voltámos à hostel para socializar um pouco (desde alcoólicos da Nova Zelândia a ex-agentes dos serviços secretos americanos, passando por skaters ou jornalistas, havia de tudo um pouco)...

De noite, novamente o restaurante Lucky Luciano como escolha para jantar...