sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia 10 - Praga

Durante a tarde de ontem, fomos comprar dois bilhetes de camioneta que, em menos de 3 horas, nos colocaria em Praga. Optámos por fazer isto depois da (estranha) experiência que tivemos nos comboios checos e na atribulada viagem até Ceske Budejovice.

E foi uma óptima decisão que tomámos! Esta camioneta, da Student Agency, era muito moderna e confortável, tinha bebidas de graça (café incluído), com várias televisões que mostraram um excelente filme checo, com legendas em inglês, sobre a invasão soviética. Saindo da estação de autocarros de Krumlov (a apenas 5 minutos da hostel) às 11h da manhã, chegou a Praga às 13h45 - o que ainda nos dava bastante tempo para visitar a cidade durante a tarde.

Apanhámos o metro e, depois, o eléctrico que nos levaria até Delnicka, última paragem antes de chegarmos à nossa hostel - Sir Toby's.

Depois de uma breve introdução por parte do recepcionista da hostel, pousámos a mochila, voltámos a apanhar o eléctrico e fomos em direcção ao Castelo de Praga. Depois de uma longa subida (muitos degraus) até ao topo do Castelo (as primeiras fotos são da vista de lá de cima), entrámos no enorme complexo que é o Castelo - com a Catedral de S. Vito, o Palácio Real, a Travessa Dourada, o Loreto e o Mosteiro Strahov, entre muitas outras coisas...

O Castelo é magnífico e ficámos por lá ainda umas horitas... Depois, descemos por uma rua diferente daquela que tínhamos subido e fomos em direcção à Ponte Carlos (Karluv Most), enquanto passávamos por grandes máquinas e por carros mais antigos...

Depois desta caminhada, resolvemos apanhar o eléctrico 1 até Delnicka, para voltarmos à hostel... Contudo, apanhámos o eléctrico no sentido errado...

"Não deve haver problema" - pensámos nós. "O eléctrico vai dar a volta e, eventualmente, seguirá no sentido que nós queremos"...

Mas não! Ao fim de cerca de 40 minutos em que nos víamos dirigir cada vez mais para fora da cidade, toda a gente saiu do eléctrico... menos nós, obviamente...

Esperámos... até que a própria condutora também saiu do eléctrico - condutora essa que, convenientemente, não falava uma palavra em inglês, e muito menos estava interessada em ajudar-nos.

Depois de uns momentos de um pouco de stress... encontrámos uma senhora (nos seus 50 anos) que falava muito bem inglês e que ia para os nossos lados... "With me, you're safe anywhere in the world", disse-nos ela... E nós acreditámos!!

Lá começámos a ver algumas coisas que já conhecíamos e percebemos que estávamos no rumo certo... Despedimo-nos da senhora (que saiu 2 paragens antes de nós) e estávamos de volta à hostel... Fomos até ao bar (happy hour!!) e fomos comer ao restaurante italiano, mesmo ao lado da hostel - Lucky Luciano.

Eu comi pork with green pepper, com uma pivo (cerveja) de 0,5l a acompanhar e um cafézito - por 350 coroas (13€) - e estava, mais uma vez, tudo delicioso!!!